terça-feira, 16 de setembro de 2008

Por que quero ser Reitor da UnB?

Meu compromisso com a UnB começou há 30 anos, quando cheguei aqui como estudante de graduação. Devo à UnB todo o respeito e credibilidade profissional que alcancei ao longo da minha vida, assim como minha formação acadêmica. Tenho um grande orgulho de ser UnB e de minha trajetória de vida na instituição.

É esse compromisso com a qualidade do ensino de Graduação e Pós-Graduação, da Pesquisa e da Extensão que me faz querer ser o primeiro Reitor formado pela UnB. Quero devolver à instituição tudo que ela me proporcionou e lutar para que a comunidade acadêmica possa ter as mesmas oportunidades que tive.

Quero que essa universidade volte a estar entre as cinco mais importantes do Brasil. Sonho com uma UnB que volte a priorizar os valores e o mérito acadêmico. Foram esses princípios básicos, essência de toda grande universidade, que permitiram que eu desenvolvesse minha carreira acadêmica.

Quero ser Reitor da UnB para garantir uma gestão ágil, dinâmica, transparente e ética em uma instituição que precisa formar cidadãos para servir à sociedade.

Por que quero ser Vice-reitora?

Minha principal motivação para querer ser Vice-Reitora da UnB está vinculada ao meu Compromisso com a UnB. Cheguei à universidade em 1987 e, desde então, assumi como sendo esta a Instituição na qual eu construiria e dedicaria minha vida profissional.

Ao longo desses 20 anos, tenho trabalhado pela busca da excelência. Sonho com uma UnB que esteja entre as cinco melhores Instituições de Ensino Superior do país e, em conseqüência disso, também tenha efetiva inserção internacional. Fazer acontecer, efetivamente, a administração do dia a dia da UnB é, sem dúvida, um grande desafio, para o qual estou preparada. Tenho experiência acadêmica, científica e administrativa na UnB e quero construir uma Instituição ainda melhor.

Querer ser Vice Reitora da UnB, para mim, é buscar a convergência entre o projeto original da instituição e sua modernidade atual, o compromisso social e a inserção da comunidade acadêmica no ideal de Instituição, onde o Compromisso com a UnB é um legado de todos e por todos defendido. É compartilhar a gestão/administração com o primeiro ex-aluno a ser Reitor da Instituição, assim como ser a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de Vice Reitora da UnB.

Formação da equipe de Gestão

Nosso compromisso é com a UnB. A Chapa 73 é contra todo tipo de clientelismo e conchavo e ainda não tem uma equipe de gestão formada. A escolha dos integrantes da administração superior obedecerá ao critério do mérito, do conhecimento técnico, da capacidade, da competência e da trajetória das pessoas, após ampla consulta a diferentes segmentos da comunidade universitária. É fundamental, para uma boa gestão, ter um time comprometido com o propósito institucional.

Buscaremos pessoas com bom diálogo em meio à comunidade acadêmica para que aprofundem os grandes debates institucionais e tragam para a administração contribuições diversificadas. Não existe qualquer compromisso com grupos, internos ou externos à UnB, na indicação de cargos administrativos.

Em nossa carreira, sempre nos pautamos eticamente e nunca nos envolvemos com a indicação de parentes ou amigos. Temos um Compromisso com a UnB e aproveitaremos os excelentes quadros institucionais para compormos a administração superior. A UnB precisa reoxigenar-se. Ela tem pessoas capazes e não há motivos para reestruturar uma equipe passada. A universidade é lugar para o mérito e a qualidade, e assim será a gestão.

Vamos implantar um sistema de planejamento e gestão que consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas à obtenção de resultados, além de buscar condutas institucionais para atender as expectativas da comunidade interna e da sociedade. Pretendemos, com isso, alavancar a formulação e implementação de políticas de controle interno por meio de planejamento.

Essa é uma prática que mobiliza as pessoas e a instituição para construir e escolher qual tipo de futuro se deseja, e de ações de gestão pela excelência para garantir que esses rumos discutidos amplamente sejam executados e implantados.

Os valores organizacionais que buscaremos na composição da equipe representam os princípios éticos que devem nortear as ações e a conduta da organização. Eles se manifestam em:

- Ética e transparência: padrão de conduta e ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa;

- Efetividade: atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento dos papéis institucionais e da imagem da universidade;

- Independência: atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, e rejeitar qualquer interferência de interesses que não os públicos;

- Justiça: pautar-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, eqüidade, impessoalidade e imparcialidade.

- Profissionalismo: atuar de forma técnica, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva;

- Processos internos: buscar excelência e concentrar esforços para maximizar os resultados;