segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Formação da equipe de gestão

Está na hora de esclarecer alguns aspectos relativos a nossa candidatura para a Reitoria da UnB. Temos sido inquiridos sobre a constituição de nossa futura equipe e a equipe anterior, da gestão do ex-reitor Timothy Mulholland. Dessa forma, enumeramos abaixo algumas informações que precisam ser claramente apresentadas para a comunidade:

(i) Fui chamado a constituir a equipe da gestão anterior, como Decano de Pesquisa e Pós-Graduação, mesmo sem ter participado da campanha para eleição do Reitor; interpretei que o chamado havia sido formulado pois as qualificações para tal foram identificadas em meu currículo e em minha trajetória acadêmica na UnB. Dessa forma atuei como Decano da UnB.

(ii) Quando a informação sobre o apartamento veio à tona, eu estava em trabalho de campo no exterior, uma vez que não interrompi o andamento de minhas pesquisas durante a gestão no decanato. Ao retornar ao Brasil, minha primeira manifestação sobre o assunto foi em uma reunião com toda a equipe na qual eu fui suficientemente enfático ao propor a venda do apartamento e o leilão de todos os itens comprados para mobiliá-lo.

(iii) No momento em que percebi que alguns atos da gestão anterior não coadunavam com minhas convicções, apresentei minha carta de demissão.

(iv) Não temos vínculo nem compromisso de qualquer natureza em reinstaurar a equipe que constituiu a gestão do ex-reitor Timothy Mulholland. A nossa equipe será totalmente nova. A UnB tem muitos servidores técnico-administrativos e professores capazes e competentes para assumir posições de chefia, direção e assessoramento, e isto será feito tendo como base análises de mérito. Esse é um compromisso que temos com a UnB.

(v) O critério de mérito será o principal para a escolha da equipe e é princípio declarado publicamente que os colaboradores de nossa gestão deverão ter um histórico absolutamente inquestionável do ponto de vista da retidão de seus atos.

(vi) Consideramos o TCU, assim como os Ministérios Públicos Federal e do Distrito Federal e Territórios como parceiros da UnB; assim, temos o compromisso e o princípio de trabalhar em perfeita harmonia com essas instituições, de forma a impedir que fatos acontecidos no passado voltem a ocorrer.