Ana Maria Fernandes (*)
Esta eleição talvez seja uma das mais difíceis, ou a mais difícil da história da UnB. Há muita coisa em jogo. Todo o futuro e a redefinição do papel desta instituição. Todos sabemos que vivemos momentos difíceis, e a nomeação da gestão pro tempore, por seis meses, foi traduzida e entendida por setores interessados e beneficiados como gestão para sempre. A questão é: vamos permitir que essa gestão continue e se perpetue?
A resposta a esta pergunta foi respondida, parcialmente, pela mobilização de um grande grupo que apresentou as candidaturas de Márcio Pimentel e de Sónia Báo e será respondida, de forma definitiva, na apuração dos votos. Esperamos que tudo transcorra como planejado e decidido.
Talvez pelo fato de a UnB estar tão próxima dos Palácios governamentais e do Congresso Nacional, as tentativas de partidarizar a gestão e a vida desta universidade sejam tão constantes. Ameaça que, agora, está mais forte. A gestão de uma universidade deve ser guiada pelos ideais e limites acadêmicos, profissionais, morais, éticos e meritocráticos. A ciência e a política, principalmente a partidária, não se misturam. Como água e óleo, têm objetivos e interesses muito distintos.
Para não me alongar numa aula de Sociologia de Max Weber, distinguindo brilhantemente a Ciência e a Política como vocação, quero apenas salientar que a candidatura de Márcio Pimentel e Sônia Báo ancora-se em várias bases muito sólidas:
- em ideais, vocação e experiência acadêmica, administrativa e de convívio exemplar na UnB;
- eles são experientes o suficiente para saber preservar o que a nossa UnB tem de bom e positivo e também jovens o suficiente para mudar o que for necessário;
- eles são candidatos de um modelo de universidade que é consagrado e que funciona bem, mundo afora, e não de um Partido Político, de uma obsessão pessoal ou de interesses corporativos de pequenos grupos;
- eles são alinhados com o sonho original da UnB, querem ver a instituição voltar a ser vanguarda e referência nos mais diversos campos do saber, com forte valor humanístico, referenciada no mérito científico, calcada no conhecimento, como também é a vontade de estudantes, professores e servidores.
A Comunidade Universitária está sentindo um vazio muito grande, uma falta de perspectiva. Por isso, os nomes de Márcio Pimentel e Sônia Báo são os mais indicados para, como reitor e vice-reitora da UnB, reconduzirem a UnB a seu bom funcionamento, aprimorando e democratizando a gestão de acordo com suas propostas de campanha e o debate e acompanhamento dos vários segmentos. Agora, temos de ir buscar, voto a voto, entre os professores, servidores e alunos, a legitimidade para eles administrarem a universidade.
Quem viveu, na UnB, as gestões partidarizadas, não quer repetir aquela triste experiência, tanto em termos administrativos quanto acadêmicos. Portanto, ao trabalho, e não só na eleição, mas também durante toda a gestão, com esperança e trabalhando para um futuro promissor para esta instituição. Parabéns Márcio Pimentel e Sônia Báo pela coragem de vocês, de enfrentarem essa eleição e a definição de uma nova etapa na vida da Universidade de Brasília.
Essa chapa 73, Compromisso com a UnB, almeja, para essa instituição, o cumprimento de sua finalidade, de seus objetivos, a qualidade acadêmica, a gestão compartilhada e transparente, a autonomia, a diversidade, a pluralidade, a liberdade, e, por que não, a sensação do dever cumprido, das metas alcançadas, do retorno à sociedade dos resultados do trabalho realizado nessa universidade por todos os seus segmentos.
E são estes segmentos unidos que decidirão o futuro da Universidade de Brasília, e não uma cartilha ou o diretório de um Partido Político.
Rumo à vitória!
(*) Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, ex-Reitora interina da UnB, ex-Decana de Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Titular do Departamento de Sociologia, Pesquisadora do Ceppac.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Compromisso com a Infra-estrutura
Nosso compromisso é o de proporcionar aos servidores, docentes e estudantes as melhores condições de trabalho e estudo possíveis. Para isso, é fundamental atentar para a infra-estrutura da UnB. Enquanto há muitos espaços novos, há outros que demandam reformas urgentes. A Chapa 73, Compromisso com a UnB, atuará nos seguintes eixos de trabalho:
- Proporcionar melhores condições de trabalho para os professores, servidores e estudantes para realizar as atividades fins da universidade – ensino, pesquisa e extensão;
- Construir novos prédios, consolidar e racionalizar os espaços existentes para atender novas demandas em pesquisa, ensino e extensão;
- Construir prédios de unidades acadêmicas e administrativas, como: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV); Faculdade de Educação (FE); Desenho Industrial; Faculdade de Medicina; ampliação da Faculdade de Tecnologia; Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos (CME); Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); Serviço de Gestão Patrimonial (SGP);
- Realizar obras no ICC, aprovadas pelo Conselho Diretor, bem como retomar a construção da FACE e do Instituto da Criança e do Adolescente;
- Identificar a necessidade de novas construções, como a ampliação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e do Instituto de Psicologia;
- Construir Restaurantes Universitários em todos os campi, incluindo o Darcy Ribeiro, e implantar um novo sistema de gerenciamento; estudar a possibilidade de implantar um restaurante-escola;
- Reequipar e reestruturar o CME e a Oficina Mecânica para melhor atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão, com recursos dentro do CTInfra;
- Recuperar o Centro Olimpico para atividades acadêmicas e não acadêmicas;
- Criar o Centro de Convivência da UnB;
- Revisar as pistas de acesso e ampliar estacionamentos, bem como instalar novas paradas de transporte coletivo;
- Acomodar mudanças para ensino em grupo, e-learning e outras metodologias de ensino, com treinamento de professores e servidores nas novas tecnologias;
- Manter, de forma efetiva, os laboratórios, salas de aula e auditórios;
- Reformar e recuperar os espaços mais prejudicados, como os prédios Multiuso I, de Segurança;
- Impermeabilizar e recuperar os anfiteatros do ICC;
- Aumentar os recursos para comprar e manter o material bibliográfico da Biblioteca Central;
- Implantar rede de computadores e internet sem fio pelos campi;
- Aumentar capacidade da BCE para receber novos alunos, com salas para estudo em grupo;
- Criar um espaço, no campus, para receber personalidades, realizar congressos, workshops, encontros, bem como expor a produção cultural e artística da UnB;
- Retomar o projeto do Centro de Convenções/Centro Cultural e incluir verbas para a construção no Orçamento Anual da UnB;
- Garantir a implantação do Parque Tecnológico na UnB;
- Construir o Museu de Ciência e Tecnologia, incluindo auditórios, espaços para aulas, oficinas, exposições, extensão...
- Fortalecer a infra-estrutura para Convivência e Bem-estar na UnB;
- Criar áreas dentro dos campi para lazer e estudo, bem como opções para facilitar o dia-dia dos freqüentadores da Universidade;
- Incentivar a utilização ampla do Centro Olímpico para além das atividades de educação física acadêmica;
- Criar um espaço para integração dos diversos segmentos em uma área de convivência, reuniões e festas;
- Firmar convênios com Sindicatos e Associações de Servidores e Professores;
- Construir nova moradia universitária para estudantes;
- Construir a Casa do Servidor;
- Criar espaço para dança, ginástica, shows e alongamento;
- Melhorar a Segurança na universidade;
- Ministrar treinamento profissional aos porteiros;
- Alocar vigilantes nos estacionamentos;
- Buscar maior interação com as polícias Militar, Civil e Federal;
- Instalar câmeras de vigilância;
- Criar a Brigada de Incêndio em todos os campi;
- Garantir atendimento prioritário no HUB para servidores, professores, estudantes, com Banco de Horas para atendimento, incluindo psicológico;
- Proporcionar condições para um check-up anual dos servidores e professores;
- Implantar Pronto Socorro/Ambulatório nos campi;
- Adequar os espaços da UnB às normas de segurança (extintores, laboratórios, coleta de resíduos químicos...);
- Apoiar um Plano de Habitação, com desconto em folha;
- Criar o Programa UnB Verde, com investimento em educação ambiental e modificações em hábitos dentro da universidade para criar um ambiente socialmente responsável;
- Reciclar folhas e fazer compostagem;
- Realizar campanhas educativas para economia de água, luz e papel, com reciclagem onde for possível;
- Reciclar o óleo usado no campi, para produção de sabão e biodiesel;
- Criar uma ciclovia interna na UnB;
- Promover avaliação e treinamento de servidores, inclusive terceirizados e professores;
- Estimular a realização de pós-doutorados por parte dos professores;
- Criar um Núcleo de treinamento em didática;
- Formar a Universidade Corporativa e abrir Mestrados Profissionalizantes para os servidores;
- Promover mudanças no organograma da Prefeitura do Campus para facilitar os serviços demandados pela comunidade acadêmica;
- Promover aulas de imersão para alunos com necessidades especiais no inicio do semestre, e tutoriais ao longo do semestre;
- Ampliar Bolsas-Permanência, com avaliação de desempenho diferente de bolsa de trabalho;
- Melhorar a atuação da Fazenda Água Limpa, tornando-a modelo, com princípios Ecológicos dentro da Área de Proteção Ambiental (APA);
- Apoiar a organização de estudantes em empresas Junior, junto com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT);
- Assinar acordos com empresas para a renovação da frota da universidade.
- Proporcionar melhores condições de trabalho para os professores, servidores e estudantes para realizar as atividades fins da universidade – ensino, pesquisa e extensão;
- Construir novos prédios, consolidar e racionalizar os espaços existentes para atender novas demandas em pesquisa, ensino e extensão;
- Construir prédios de unidades acadêmicas e administrativas, como: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV); Faculdade de Educação (FE); Desenho Industrial; Faculdade de Medicina; ampliação da Faculdade de Tecnologia; Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos (CME); Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); Serviço de Gestão Patrimonial (SGP);
- Realizar obras no ICC, aprovadas pelo Conselho Diretor, bem como retomar a construção da FACE e do Instituto da Criança e do Adolescente;
- Identificar a necessidade de novas construções, como a ampliação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e do Instituto de Psicologia;
- Construir Restaurantes Universitários em todos os campi, incluindo o Darcy Ribeiro, e implantar um novo sistema de gerenciamento; estudar a possibilidade de implantar um restaurante-escola;
- Reequipar e reestruturar o CME e a Oficina Mecânica para melhor atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão, com recursos dentro do CTInfra;
- Recuperar o Centro Olimpico para atividades acadêmicas e não acadêmicas;
- Criar o Centro de Convivência da UnB;
- Revisar as pistas de acesso e ampliar estacionamentos, bem como instalar novas paradas de transporte coletivo;
- Acomodar mudanças para ensino em grupo, e-learning e outras metodologias de ensino, com treinamento de professores e servidores nas novas tecnologias;
- Manter, de forma efetiva, os laboratórios, salas de aula e auditórios;
- Reformar e recuperar os espaços mais prejudicados, como os prédios Multiuso I, de Segurança;
- Impermeabilizar e recuperar os anfiteatros do ICC;
- Aumentar os recursos para comprar e manter o material bibliográfico da Biblioteca Central;
- Implantar rede de computadores e internet sem fio pelos campi;
- Aumentar capacidade da BCE para receber novos alunos, com salas para estudo em grupo;
- Criar um espaço, no campus, para receber personalidades, realizar congressos, workshops, encontros, bem como expor a produção cultural e artística da UnB;
- Retomar o projeto do Centro de Convenções/Centro Cultural e incluir verbas para a construção no Orçamento Anual da UnB;
- Garantir a implantação do Parque Tecnológico na UnB;
- Construir o Museu de Ciência e Tecnologia, incluindo auditórios, espaços para aulas, oficinas, exposições, extensão...
- Fortalecer a infra-estrutura para Convivência e Bem-estar na UnB;
- Criar áreas dentro dos campi para lazer e estudo, bem como opções para facilitar o dia-dia dos freqüentadores da Universidade;
- Incentivar a utilização ampla do Centro Olímpico para além das atividades de educação física acadêmica;
- Criar um espaço para integração dos diversos segmentos em uma área de convivência, reuniões e festas;
- Firmar convênios com Sindicatos e Associações de Servidores e Professores;
- Construir nova moradia universitária para estudantes;
- Construir a Casa do Servidor;
- Criar espaço para dança, ginástica, shows e alongamento;
- Melhorar a Segurança na universidade;
- Ministrar treinamento profissional aos porteiros;
- Alocar vigilantes nos estacionamentos;
- Buscar maior interação com as polícias Militar, Civil e Federal;
- Instalar câmeras de vigilância;
- Criar a Brigada de Incêndio em todos os campi;
- Garantir atendimento prioritário no HUB para servidores, professores, estudantes, com Banco de Horas para atendimento, incluindo psicológico;
- Proporcionar condições para um check-up anual dos servidores e professores;
- Implantar Pronto Socorro/Ambulatório nos campi;
- Adequar os espaços da UnB às normas de segurança (extintores, laboratórios, coleta de resíduos químicos...);
- Apoiar um Plano de Habitação, com desconto em folha;
- Criar o Programa UnB Verde, com investimento em educação ambiental e modificações em hábitos dentro da universidade para criar um ambiente socialmente responsável;
- Reciclar folhas e fazer compostagem;
- Realizar campanhas educativas para economia de água, luz e papel, com reciclagem onde for possível;
- Reciclar o óleo usado no campi, para produção de sabão e biodiesel;
- Criar uma ciclovia interna na UnB;
- Promover avaliação e treinamento de servidores, inclusive terceirizados e professores;
- Estimular a realização de pós-doutorados por parte dos professores;
- Criar um Núcleo de treinamento em didática;
- Formar a Universidade Corporativa e abrir Mestrados Profissionalizantes para os servidores;
- Promover mudanças no organograma da Prefeitura do Campus para facilitar os serviços demandados pela comunidade acadêmica;
- Promover aulas de imersão para alunos com necessidades especiais no inicio do semestre, e tutoriais ao longo do semestre;
- Ampliar Bolsas-Permanência, com avaliação de desempenho diferente de bolsa de trabalho;
- Melhorar a atuação da Fazenda Água Limpa, tornando-a modelo, com princípios Ecológicos dentro da Área de Proteção Ambiental (APA);
- Apoiar a organização de estudantes em empresas Junior, junto com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT);
- Assinar acordos com empresas para a renovação da frota da universidade.
Compromisso com a Administração
A estrutura administrativa da UnB é a responsável maior pelo planejamento, monitoramento e controle do funcionamento da própria universidade. Conseqüentemente, cuida também da qualidade dos serviços que a UnB presta. Essa estrutura é composta pelos diversos órgãos que compõem o organograma da instituição.
Os órgãos de natureza acadêmica (faculdades, institutos, departamentos e alguns centros), possuem funcionamento razoavelmente uniforme, porque são vinculados ao desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão, princípios fundamentais da ação universitária. A maior heterogeneidade de atuação encontra-se no plano da estrutura administrativa, como decanatos, órgãos complementares, alguns centros e órgãos auxiliares.
O aprimoramento da gestão da UnB desenvolverá ações especificamente voltadas à uniformização e melhoria das condições de funcionamento destes órgãos administrativos, bem como da parte administrativa dos órgãos acadêmicos, onde atua a maioria dos servidores técnico-administrativos da instituição, sejam os do quadro efetivo ou os terceirizados.
A melhoria promoverá satisfação nos planos interno e (sociedade beneficiada e atendida por serviços da UnB) e será baseada nos seguintes princípios:
- Promover engajamento e responsabilidade de gestores e servidores nas discussões e ações administrativas;
- Conferir ampla transparência à atuação da UnB, por meio do fortalecimento dos instrumentos de planejamento, monitoramento e controle, como avaliações periódicas, publicação de relatórios e indicadores de desempenho em cada uma das principais áreas administrativas da UnB: compras, finanças e orçamento, espaço físico, patrimônio, segurança, manutenção de equipamentos, planejamento, etc;
- Modernizar, por meio da adoção de melhores práticas de gestão pública e com suporte das tecnologias de informação e comunicação, a administração da universidade;
- Vincular ações administrativas às políticas a serem estabelecidas e tornadas públicas pelos conselhos superiores da UnB;
- Revisar e racionalizar continuamente a estrutura organizacional da UnB, evitando a sobreposição na área de atuação dos órgãos administrativos. Cada órgão deverá desenvolver uma clara descrição dos serviços que presta à comunidade, bem como das interfaces (postos de atendimento presencial, web, email...) através da qual esses serviços são prestados;
- Analisar e aprimorar os processos de trabalho da UnB, visando reduzir o retrabalho, aumentar a segurança das informações, unificar os cadastros informatizados de servidores, alunos e demais membros da comunidade, melhorar a satisfação do servidor no desempenho de suas funções e, especialmente, melhorar a qualidade dos serviços prestados pela UnB a sua comunidade;
- Implantar o Escritório de Projetos e Processos, para promover diversas ações de melhoria da administração por meio do contato e diálogo constante com os servidores e usuários dos serviços da UnB;
- Fortalecer o acesso e a democratização dos meios de comunicação formal e informal usados pela comunidade da UnB (murais, cartazes, fóruns, listas de discussões eletrônicas, sítio web, comunidades virtuais e outros instrumentos com apoio da tecnologia da informação);
- Estimular o diálogo e a rotatividade na ocupação de postos administrativos, visando à reciclagem profissional, à troca de conhecimentos e à inovação de processos;
- Criar uma Ouvidoria, com plena independência para ouvir, diligenciar e promover soluções para queixas, reclamações e observações manifestadas por qualquer membro da comunidade da UnB; institucionalizar essa figura por meio de aprovação dos Conselhos Superiores e estruturar a equipe da Ouvidoria com um estudante, um servidor e um docente;
- Fortalecer as competências, habilidades, e acessos a métodos, processos, ferramentas e tecnologias de planejamento, monitoramento e controle estratégico, tático e operacional junto aos servidores da UnB, inclusive os terceirizados;
- Promover política de estímulo e motivação (premiação, compensações, desenvolvimento pessoal, liderança, responsabilidade, comportamento ético, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, à diversidade e à propriedade intelectual) para a realização de todas as mudanças administrativas acima propostas, bem como de outras que venham a ser adotadas pela administração superior.
Os órgãos de natureza acadêmica (faculdades, institutos, departamentos e alguns centros), possuem funcionamento razoavelmente uniforme, porque são vinculados ao desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão, princípios fundamentais da ação universitária. A maior heterogeneidade de atuação encontra-se no plano da estrutura administrativa, como decanatos, órgãos complementares, alguns centros e órgãos auxiliares.
O aprimoramento da gestão da UnB desenvolverá ações especificamente voltadas à uniformização e melhoria das condições de funcionamento destes órgãos administrativos, bem como da parte administrativa dos órgãos acadêmicos, onde atua a maioria dos servidores técnico-administrativos da instituição, sejam os do quadro efetivo ou os terceirizados.
A melhoria promoverá satisfação nos planos interno e (sociedade beneficiada e atendida por serviços da UnB) e será baseada nos seguintes princípios:
- Promover engajamento e responsabilidade de gestores e servidores nas discussões e ações administrativas;
- Conferir ampla transparência à atuação da UnB, por meio do fortalecimento dos instrumentos de planejamento, monitoramento e controle, como avaliações periódicas, publicação de relatórios e indicadores de desempenho em cada uma das principais áreas administrativas da UnB: compras, finanças e orçamento, espaço físico, patrimônio, segurança, manutenção de equipamentos, planejamento, etc;
- Modernizar, por meio da adoção de melhores práticas de gestão pública e com suporte das tecnologias de informação e comunicação, a administração da universidade;
- Vincular ações administrativas às políticas a serem estabelecidas e tornadas públicas pelos conselhos superiores da UnB;
- Revisar e racionalizar continuamente a estrutura organizacional da UnB, evitando a sobreposição na área de atuação dos órgãos administrativos. Cada órgão deverá desenvolver uma clara descrição dos serviços que presta à comunidade, bem como das interfaces (postos de atendimento presencial, web, email...) através da qual esses serviços são prestados;
- Analisar e aprimorar os processos de trabalho da UnB, visando reduzir o retrabalho, aumentar a segurança das informações, unificar os cadastros informatizados de servidores, alunos e demais membros da comunidade, melhorar a satisfação do servidor no desempenho de suas funções e, especialmente, melhorar a qualidade dos serviços prestados pela UnB a sua comunidade;
- Implantar o Escritório de Projetos e Processos, para promover diversas ações de melhoria da administração por meio do contato e diálogo constante com os servidores e usuários dos serviços da UnB;
- Fortalecer o acesso e a democratização dos meios de comunicação formal e informal usados pela comunidade da UnB (murais, cartazes, fóruns, listas de discussões eletrônicas, sítio web, comunidades virtuais e outros instrumentos com apoio da tecnologia da informação);
- Estimular o diálogo e a rotatividade na ocupação de postos administrativos, visando à reciclagem profissional, à troca de conhecimentos e à inovação de processos;
- Criar uma Ouvidoria, com plena independência para ouvir, diligenciar e promover soluções para queixas, reclamações e observações manifestadas por qualquer membro da comunidade da UnB; institucionalizar essa figura por meio de aprovação dos Conselhos Superiores e estruturar a equipe da Ouvidoria com um estudante, um servidor e um docente;
- Fortalecer as competências, habilidades, e acessos a métodos, processos, ferramentas e tecnologias de planejamento, monitoramento e controle estratégico, tático e operacional junto aos servidores da UnB, inclusive os terceirizados;
- Promover política de estímulo e motivação (premiação, compensações, desenvolvimento pessoal, liderança, responsabilidade, comportamento ético, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, à diversidade e à propriedade intelectual) para a realização de todas as mudanças administrativas acima propostas, bem como de outras que venham a ser adotadas pela administração superior.
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