quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Márcio Pimentel recebe a Ordem Nacional do Mérito Científico

O candidato da chapa 73, Compromisso com a UnB, Márcio Pimentel, recebeu, da Presidência da República, a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Comendador. Ele é o único dos candidatos à Reitoria da UnB agraciado com essa distinção.

O decreto presidencial que concede a maior honraria da área científica brasileira foi publicado no dia 21 de agosto.

A insígnia e o diploma serão entregues em cerimônia envolvendo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, em data ainda a ser definida.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993, por decreto do presidente da República, e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica.

O presidente da República é o Grão-Mestre da Ordem e o ministro da C&T, o Chanceler. A Ordem tem um Conselho composto pelos ministros da C&T, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é responsável pelas atividades administrativas, segundo convênio com o MCT.

As propostas de admissão ou promoção de personalidades podem ser apresentadas ao Chanceler pelos membros do Conselho, pela ABC ou por qualquer autoridade ligada à área da Ciência e Tecnologia.

Além de Márcio Pimentel, outros dois professores da Universidade de Brasília (UnB) receberam a Ordem Nacional do Mérito Científico: Ennio Palmeira (na Classe Comendador) e Reinhardt Adolfo Fuck (na Classe Grã-Cruz).