terça-feira, 2 de setembro de 2008

Agenda de quarta-feira, 3 de setembro

Os candidatos da Chapa 73, Compromisso com a UnB, Márcio Pimentel e Sônia Báo, estarão nos seguintes locais:

- 8h30: CPD
- 10h: UnB Ceilândia
- 14h: Faculdade de Medicina
- 16h: Instituto de Ciências Sociais

Por que escolhi a chapa 73, Compromisso com a UnB

Certamente poderia escolher um candidato ou outro de duas ou mais chapas inscritas, mas em nenhuma delas encontraremos dois nomes como os que temos na chapa 73, Compromisso com a UnB. Sem dúvida, Márcio Pimentel e Sônia Báo têm visão bastante profunda da INSTITUIÇÃO e compreendem bastante bem as possibilidades abertas à UnB e os processos institucionais das muitas agências de fomento (CAPES, FINEP, CNPq, Petrobras, entre outras) que nos permitirão aprofundar e ampliar a participação relativa da UnB na produção de novas pesquisas, na divulgação de novos conhecimentos e na formação de recursos humanos no ambiente acadêmico brasileiro.

Sem dúvida, uma característica marcante do Prof. Márcio Pimentel é sua destacada trajetória acadêmica, com altíssima produção científica, membro da Academia Brasileira de Ciência, Bolsista de Produtividade do CNPq, entre outros prêmios. Ressalte-se, ainda, sua atuante e competente administração no Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, atividade que diversificou sua visão macro da pesquisa e da formação de recursos humanos na UnB, no DF e no Brasil.

Do mesmo modo, a Prof.ª Sônia Báo exibe brilhante trajetória acadêmica, sendo desde há muito Bolsista de Produtividade do CNPq, tendo sido inclusive premiada como docente mais produtiva da área Vida pela ADUnB. A Prof.ª Sônia Báo também teve marcante passagem no DPP, como Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, época em que a UnB viu bastante aumentada a parcela de recursos recebidos da FINEP, além de outros méritos como gestora.

Deve-se acrescentar a esses méritos o fato de Sônia Báo participar da administração do Instituto de Ciências Biológicas há aproximadamente 06 anos, como Vice-Diretora e como Diretora, fato que demonstra sua competência administrativa e liderança pessoal. Nesse período, posso testemunhar que todos os projetos apresentados na área de ensino e extensão com mérito acadêmico foram implementados. Com plena participação de professores, servidores e alunos, foram criadas condições e incentivos para a melhoria do ensino, com financiamento de projetos importantes de extensão como, por exemplo, o de Biologia na Rua e nas Escolas.

Os trabalhos das administrações anteriores foram mantidos e a Biologia, hoje, é um curso cinco estrelas, com cinco notas máximas consecutivas. Foram, ainda, planejados e implantados cursos de formação de longa duração para todos os funcionários do IB, baseados em pesquisas de interesse dos funcionários e nas expectativas de professores e alunos. Esse projeto foi particularmente bem recebido, primeiro por não ser muito comum esse tipo de iniciativa e, segundo porque serviu de exemplo para outros centros de custo perceberem que valorizar os servidores não era apenas possível, era fundamental ao seu amor-próprio e ao bom funcionamento da instituição.

Como os exemplos acima demonstram, o Prof. Márcio Pimentel e a Prof.ª Sônia Báo reúnem as condições essenciais para organizarem uma administração compromissada com a UnB, competente, democrata, honesta e transparente, o que certamente assegurará um destacado desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na nossa instituição. Precisamos retornar ao convívio das universidades mais importantes do país e estou certa que com esta chapa conseguiremos alcançar este objetivo.

Entretanto, esses fundamentos (pesquisa, ensino e extensão) não devem provir da ação individual ou mesmo de pequenos grupos de docentes, alunos e funcionários. Deve ser o resultado de políticas institucionais. O programa dessa chapa irá criar condições e, estou certa, apoiar incondicionalmente aqueles docentes que se dedicam ao ensino, à pesquisa de ensino, aos que se dedicam ao ensino e à extensão e que levam o conhecimento produzido na Universidade para toda a nossa sociedade. Obviamente, continuarão aprimorando o processo de inclusão e de participação de um número crescente de professores na pesquisa acadêmica e nos cursos de pós-graduação.

Todos nós acreditamos que as condições de vida, de trabalho e de ensino devem ser melhorados em todos os campi da UnB e isto exige uma maior interação entre eles. A melhoria da infra-estrutura e das condições de trabalho para os estudantes, funcionários e docentes é mais um compromisso dessa chapa.

Devo mencionar, ainda, que muitos dos programas instituídos na Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) em 2007 e 2008 foram discutidos e aperfeiçoados pela comunidade acadêmica e tecnológica do DF. O Prof. Márcio Pimentel, como decano de PPG, sempre esteve presente em nossas discussões. Entre esses programas, pode-se destacar a Consolidação do Programa de Demanda Espontânea, que apóia projetos de pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento, e o de Colaboração Interinstitucional, que amplia a participação de projetos conjuntos de pesquisadores pertencentes a instituições consolidadas e em consolidação, o que é extremamente importante para o desenvolvimento técnico-científico do Distrito Federal e do Centro-Oeste.

Por tudo o que acabei de lembrar, por tudo o que pude compartilhar, não tenho receio de conclamar a todos, estudantes, funcionários e docentes, para comparecerem nos dias das eleições e votarem na chapa 73, Compromisso com a UnB, para que possamos nos reafirmar como uma universidade acadêmica, com excelência de ensino, de extensão e de pesquisa.

Profa. Ivone Rezende Diniz
Professora do Departamento de Zoologia da UnB
Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal
Ex-Diretora do Instituto de Ciências Biológicas
Atualmente Diretora Vice-Presidente da FAP-DF

Proposta para temas ecológicos na UnB

O compromisso com a UnB também está em discutir a questão ecológica com responsabilidade social e sustentável. Primeiramente, é preciso perceber que a questão não se restringe à produção de resíduos sólidos. Na verdade, a UnB precisa aprimorar e por em prática sua política institucional de sustentabilidade ambiental de uma forma mais ampla. Em 1993, a UnB começou a discutir a questão do lixo no programa O lixo como ponto de partida, que foi posteriormente incorporado ao UnB Verde.

Entre 1998 e 2000, foi instalada a Agenda 21 da UnB que tratou da questão da sustentabilidade de forma mais ampla e, naquela ocasião, um detalhado relatório sobre a produção de resíduos sólidos foi produzido. Hoje, temos o conhecimento necessário sobre o tipo e local de produção de resíduos para por em prática uma política eficiente de coleta e reciclagem.

Para isso, além de aproveitar o conhecimento e as competências produzidos na própria UnB, alguns pontos específicos devem ser abordados:

- aquisição de veículos para a Prefeitura do Campus (PRC), que sejam dedicados à atividade de coleta de resíduos (a frota da PRC está mal equipada)

- estabelecer convênio com o SLU para estabelecer a coleta seletiva no campus

- instalar mais lixeiras

- construir abrigos adicionais para armazenagem de resíduos químicos e radioativos (os que existem, localizados nas proximidades do Hospital Veterinário, estão praticamente saturados)

- criar uma unidade de tratamento, recuperação e destinação final de resíduos químicos

- garantir que novos laboratórios químicos e geoquímicos, ao serem construídos, já contem com unidades pequenas de tratamento e destinação final de resíduos ácidos

- festas e eventos no campus devem ser registrados sempre no Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) para que a Prefeitura possa destacar pessoal para a limpeza no dia seguinte (o ideal é que os participantes de festas tivessem a consciência ambiental e deixassem os locais da mesma forma que os encontraram)

- retomar o programa de Educação Ambiental de forma mais efetiva e intensa