Os candidatos a reitor e vice-reitora da UnB, Márcio Pimentel e Sônia Báo, entendem que é preciso responder às demandas de formação pedagógica, atendendo à dinâmica das transformações técnico-científicas e sócio-culturais. Conheça abaixo alguns pilares da proposta da chapa 73, Compromisso com a UnB, para o Ensino:
(1) Implantar o Núcleo de Apoio ao Professor, que será responsável por criar programas de formação continuada para oferecer oportunidades de formação e atualização a todos os docentes; incrementar atividades pedagógicas diversificadas, que conduzam ao aperfeiçoamento e atualização constantes dos professores; também oferecerá efetivo apoio operacional ao docente em sala de aula e assessoria na produção de material didático, bem como acesso a novas técnicas de ensino;
(2) Criar o Fórum de Graduação, reunião anual de avaliação de cursos, envolvendo professores, estudantes, coordenadores de cursos e diretores de unidades; criar mecanismos e instrumentos de acompanhamento e avaliação permanente das atividades didáticas e pedagógicas;
(3) Tornar o estudante o agente central no processo ensino-aprendizagem, buscando inovações nas práticas pedagógicas, com disciplinas virtuais, semi-presenciais, condensadas ou modulares; oferta de ambientes virtuais de aprendizagem; incentivar às atividades pedagógicas dirigidas, como ciclos de estudos, seminários, encontros etc;
(4) Garantir maior inserção social, apoiando as initiativas que visam a ampliação da oferta de vagas na Graduação e contínua inserção da UnB nas cidades satélites; buscar apoio no CEAD para produzir material de aprendizado essencial para o desenvolvimento de técnicas modernas de ensino, fundamentais para aulas presenciais e indispensáveis para o ensino a distância; ampliar a expansão e a inclusão no ensino superior;
(5) Incentivar a integração da pesquisa e da extensão ao ensino, transformando atividades extensionistas, PIBIC, PET em créditos; reestruturar o estágio de docência no âmbito da pós-graduação, buscando maior interação de pós-graduandos com a graduação;
(6) Oferecer melhor preparo para a inserção do profissional na sociedade; fortalecer o programa de empresas Júnior, promovendo assim a integração Universidade-Empresa; trabalhar ações alternativas de aprendizado; proporcionar à sociedade o acesso às tecnologias e pesquisas mais modernas; criar o Núcleo de Estágios, para o estabelecimento de convênios com o setor empresarial, entidades públicas e privadas (escolas, hospitais, Embrapa, Ministérios, etc); realizar uma feira anual de carreira, apresentando o estudante da UnB aos diferentes setores da sociedade.
(7) Promover a Feira Anual de Carreira, trazendo para a Universidade empresas e instituições visando estreitar o relacionamento delas com a UnB e seus estudantes;
(8) Diminuir a evasão, com a implantação de programas/métodos de manutenção e mobilidade estudantil; fortalecer a interação com escolas do ensino médio e CEFET´s; divulgar informações sobre cursos e profissões; estimular professores da UnB a participar do Programa de Iniciação Científica Junior; desenvolver um sistema de orientação centrada no estudante; oferecer bolsa de permanência ligada à renda familiar; estimular a mobilidade estudantil internamente (horizontal - entre cursos - e vertical - graduação/pós-graduação) e entre universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais; desenvolver condições técnicas para elaboração e regulamentação de dupla habilitação, duplo curso, mudança de curso e habilitação;
(9) Fortalecer a utilização de novas tecnologias de aprendizagem, ampliando e oferecendo ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs); montagem de salas de vídeo-conferência nas unidades acadêmicas e nos câmpus avançados; instalação de internet sem fio em todos os câmpus da UnB; ampliação do suporte técnico para a montagem de AVAs e para a utilização e manutenção das salas de vídeo-conferência; ampliação das bases virtuais da Biblioteca Central (BCE); reestruturar e profissionalizar o sistema servidor de internet da UnB;
(10) Apoiar o Ensino a Distância (EaD) por considerar que é a única forma de eliminar barreiras espaço-temporais, possibilitando acesso à formação ou ao aperfeiçoamento, principalmente em situações onde a modalidade presencial não seria possível e garantindo a função social da Universidade.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Assinar:
Comment Feed (RSS)
|