quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Agenda de quinta-feira, 28 de agosto

Os candidatos da Chapa 73, Compromisso com a UnB, Márcio Pimentel e Sônia Báo, estarão nos seguintes locais:

- 8h - 9h: HUB
- 10h - 12h: Faculdade UnB Planaltina
- 16h - 17h30: Instituto de Ciências Humanas
- 19h: Debate da AdUnB

Proposta para a iluminação do campus

A primeira linha de trabalho é retomar a negociação com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) para garantir que o controle e a manutenção da iluminação externa aos prédios, seja assumida e feita pela CEB.

No nosso entender, a melhoria e manutenção da iluminação de ruas e espaços públicos em todos os campi da UnB é de competência da CEB. Com o estabelecimento dessa parceria, a universidade disporá de mais recursos, uma vez que não pagará mais essa conta, e poderá utilizá-los para melhorar a iluminação e segurança de seus prédios.

Além disso, vamos promover um levantamento das áreas que recebem maior circulação noturna e, a partir desses dados, definir prioridades para reforçar a iluminação pública e a segurança. As prioridades são as ligações entre:

1 - CO - Campus

2 - BCE - ICC Norte

3 - Reitoria - ICC Sul

4 - L3 e L2 Norte

É importante lembrar que à época em que foram construídas, as universidades federais brasileiras não possuíam cursos noturnos, por isso essas questões precisam ser tratadas com mais carinho, assim como o reforço na iluminação de faixas de pedestres e calçadas.

Sônia Báo fala sobre os pilares da proposta

Candidata a vice-reitora da Universidade de Brasília (UnB) pela chapa 73, Compromisso com a UnB, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB) Sônia Báo apresentou os pilares centrais da proposta para a Reitoria da universidade no lançamento oficial da candidatura, na tarde de terça-feira, 26 de agosto. Confira os destaques:

- Valorização do ensino, da pesquisa e da extensão

- Envolver professores, apoiá-los e incentivá-los a buscar novas alternativas e metodologias para acompanhar os avanços sociais

- Promover avaliações sistêmicas para melhorar a qualidade da graduação, com a colaboração da comunidade acadêmica

- Aproximar o dia a dia da universidade e a formação que ela oferece à sociedade e ao mercado de trabalho

- Fortalecer a incubação de empresas e o surgimento de empresas juniores

- Combater a evasão com mecanismos para manter os estudantes na universidade, como oferecer ensino de qualidade, mobilidade estudantil, flexibilidade curricular, programas de tutoria, aproximação com docentes não só em sala de aula e trânsito na pós-graduação, com a participação em pesquisas

- Incentivar a vivência dentro da universidade

- Garantir o crescimento da pós-graduação

- Investir na expansão com atenção especial à manutenção da qualidade do ensino oferecido

- Criar o Núcleo de Apoio ao Pesquisador para ajudar, facilitar o trâmite de processos, contribuir na formatação de projetos, apoiar a publicação de artigos científicos, apoio à participação em eventos

- Buscar recursos na iniciativa privada e outros setores que buscam a solução de problemas para, com isso, investir na própria universidade

- Apoiar a criação do Museu de Ciência e Tecnologia

- Buscar novos parceiros para dar maior e melhor suporte às atividades de extensão

- Melhorar a infra-estrutura para atender melhor à sociedade

- Administração livre de influências de partidos políticos e outras entidades

- Fortalecer o compromisso social, formando cidadãos conscientes e engajados para a sociedade

- Repensar a gestão e fazer que seja transparente, ágil e amplamente discutida em Conselhos e Colegiados

- Valorizar a participação de servidores, professores e estudantes

Professora da FAV escolheu a chapa 73

Carolina Madeira Lucci sempre sonhou em ser professora da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente integrante dos quadros da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), conta que era atraída pela excelência acadêmica, o renome, o ambiente agradável e o respeito da comunidade acadêmica.

Há três anos ela tem orgulho de ser UnB, veste a camisa e quer uma administração superior que não só tenha esse compromisso como apóie o fortalecimento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Presente ao lançamento oficial da chapa 73, na tarde de terça-feira, 26 de agosto, Carolina Lucci explicou porque escolheu Márcio Pimentel e Sônia Báo para reitor e vice-reitora da UnB.

"Uma boa administração precisa conhecer bem a universidade e tanto Márcio Pimentel quanto Sônia Báo têm convívio administrativo na instituição. Eles têm a mente aberta para ouvir idéias diferentes e compromisso com a universidade", destaca Carolina Lucci.

Cosmo Balbino também escolheu a chapa 73

Um dos diretores do Sindicato dos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Cosmo Balbino, é um dos apoiadores da chapa 73, Compromisso com a UnB, na corrida pela Reitoria da instituição.


Ele revela que o sindicato não apoiará nenhum candidato, mas liberou seus integrantes para escolherem a chapa que melhor os represente. Presente ao lançamento oficial da chapa 73, na tarde de terça-feira, 26 de agosto, Balbino destacou sua aposta nos candidatos Márcio Pimentel e Sônia Báo.


"Fui sondado por muitos candidatos, mas aposto em Márcio Pimentel e Sônia Báo pela história que têm na UnB e pelo compromisso com a instituição, e não com partidos políticos", destaca Cosmo Balbino, que complementa: "Partidos políticos destróem pessoas e instituições para alcançar se for necessário para atingir seus objetivos. É isso que queremos para a UnB?"

Ana Maria Fernandes apóia chapa 73

A professora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac) da Universidade de Brasília (UnB) Ana Maria Fernandes destaca que essa eleição para reitor será a mais difícil da história democrática da instituição.

Para ela, as crises recentes envolvendo o nome da universidade deixaram os ânimos de professores, servidores e estudantes acirrados. Além disso, destaca Ana Maria, existe uma grande pressão por uma vinculação político-partidária na administração superior da UnB.

"Nossa proximidade com o governo aumenta essa pressão, que vira uma ameaça concreta no cenário atual, onde há candidatos claramente vinculados a partidos políticos", destaca Ana Maria. Ela contou porque engajou-se na campanha de Márcio Pimentel e Sônia Báo no lançamento oficial da candidatura, na tarde de terça-feira, 26 de agosto.

Confira outras opiniões da professora:

- "Márcio Pimentel e Sônia Báo defendem o modelo de uma universidade sem vínculos corporativos, sem interesses de pequenos grupos ou partidos políticos. Defendem uma universidade que valoriza a qualidade e a autonomia".

- "Não queremos repetir a experiência de uma gestão partidarizada na UnB, nem política nem academicamente. Quando tivemos isso, foi muito ruim para a instituição".

- Não é a cartilha de partidos políticos que vai nortear essa universidade".

Lançamento enche auditório da FT

O auditório da Faculdade de Tecnologia (UnB) ficou pequeno para os apoiadores da chapa 73, Compromisso com a UnB, dos candidatos Márcio Pimentel e Sônia Báo, durante o lançamento oficial da campanha, realizado na tarde de terça-feira, 26 de agosto.

O público médio foi de 150 pessoas, alcançando pico de 180 presentes. Com o auditório cheio, o candidato a reitor, Márcio Pimentel, convocou seus apoiadores para engajarem-se na campanha, que terá seu primeiro debate oficial na quinta-feira, 28 de agosto.

Márcio Pimentel destacou que está na UnB há mais de 30 anos, desde sua graduação, e que sempre dedicou-se à instituição. "Quero ser o primeiro reitor formado pela própria UnB", reforça Pimentel.

Durante seu breve discurso, o candidato destacou que sua gestão será compartilhada com servidores, estudantes e professores, para aproveitar a excelência de conhecimento que a universidade tem. Além disso, Márcio Pimentel afirma que a UnB precisa retomar seu papel no atendimento à população, com a ampliação de vagas.

"Quando entrei aqui, éramos responsáveis por mais de 30% dos estudantes de ensino superior. Hoje, atendemos menos de 7% dos jovens que querem entrar na graduação", lamenta. Para resolver esse gargalo, Márcio Pimentel garante que brigará para ampliar vagas a novos estudantes.