A Chapa 73, Compromisso com a UnB, tem uma grande preocupação com os servidores técnico-administrativos, fundamentais para a qualidade e o desenvolvimento institucional da UnB.
É extremamente preocupante a atual situação do quadro de pessoal técnico-administrativo. Medidas sérias e responsáveis precisam ser tomadas para reverter este quadro.
A enorme quantidade de pessoas contratadas de forma irregular para o desempenho de atividades relevantes precisa ser revista em caráter de urgência. O quadro de servidores está defasado e as suas condições de trabalho são precárias. Veja as medidas que tomaremos para resolver essas situações:
- Criar programa de moradia por meio de convênio com instituições bancárias ou com o GDF;
- Transporte dos servidores do turno noturno à rodoviária;
- Incentivar o processo de qualificação dos servidores, criando condições que garantam a efetiva realização de cursos e treinamentos, desde os níveis de alfabetização até a pós-graduação;
- Fazer estudos para criar um plano de saúde de autogestão, promovendo a inclusão e oferecendo serviços de qualidade;
- Isentar os servidores do pagamento de taxas para cursarem disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação;
- Aumentar os recursos destinados aos cursos de capacitação de servidores;
- Construir a Casa do Servidor;
- Construir uma creche para atender a servidoras, professoras e alunas;
- Abrir espaço à participação em conselhos e colegiados.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Compromisso com Professores e Professoras
O professor da UnB tem sido pouco valorizado em suas competências. Nosso quadro docente é reconhecido como de excelência no que faz, mas, por falta de coordenação acadêmica e de divulgação interna e externa, o talento da casa não é devidamente valorizado. Nosso compromisso é resgatar a dignidade do docente e o orgulho de ser UnB, e isso passa pelo fortalecimento do papel do professor no avanço institucional e acadêmico da UnB. Veja nossas propostas para valorizar o trabalho docente:
- Valorizar a liberdade acadêmica;
- Valorizar as vocações dos professores, sem hierarquizar as diferentes atividades docentes;
- Valorizar todas as áreas do conhecimento e promover diálogo entre disciplinas tecnico-científicas, as artes e as humanidades;
- Diminuir o tempo dos trâmites burocráticos;
- Fortalecer o papel decisório de colegiados das unidades acadêmicas;
- Estimular, com mecanismos efetivos, a integração entre ensino, pesquisa e extensão;
- Propiciar acesso a tecnologias de ensino que permitam melhor aproveitamento do tempo em sala de aula;
- Reformar as salas de aula;
- Instituir o Centro de Apoio à Elaboração de Projetos (de pesquisa, ensino ou extensão);
- Integrar novos professores e aqueles que estiverem afastados da docência às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Integrar docentes dos novos campi às atividades já em desenvolvimento;
- Fomentar extensão e pesquisa de qualidade nos novos campi;
- Incentivar intercâmbio entre docentes e a comunidade científica nacional e internacional;
- Criar um centro de convivência;
- Valorizar a liberdade acadêmica;
- Valorizar as vocações dos professores, sem hierarquizar as diferentes atividades docentes;
- Valorizar todas as áreas do conhecimento e promover diálogo entre disciplinas tecnico-científicas, as artes e as humanidades;
- Diminuir o tempo dos trâmites burocráticos;
- Fortalecer o papel decisório de colegiados das unidades acadêmicas;
- Estimular, com mecanismos efetivos, a integração entre ensino, pesquisa e extensão;
- Propiciar acesso a tecnologias de ensino que permitam melhor aproveitamento do tempo em sala de aula;
- Reformar as salas de aula;
- Instituir o Centro de Apoio à Elaboração de Projetos (de pesquisa, ensino ou extensão);
- Integrar novos professores e aqueles que estiverem afastados da docência às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Integrar docentes dos novos campi às atividades já em desenvolvimento;
- Fomentar extensão e pesquisa de qualidade nos novos campi;
- Incentivar intercâmbio entre docentes e a comunidade científica nacional e internacional;
- Criar um centro de convivência;
Nota à Comunidade Acadêmica
A Chapa 73, Compromisso com a UnB, afirma seu compromisso com a manutenção da normalidade do processo eleitoral para reitor da UnB. Defendemos firmemente que o cronograma e a forma de escolha do próximo Reitor sejam rigorosamente observados, em total consonância com o que foi estabelecido pela comunidade, por meio do CONSUNI.
Assinar:
Comment Feed (RSS)