terça-feira, 16 de setembro de 2008

Formação da equipe de Gestão

Nosso compromisso é com a UnB. A Chapa 73 é contra todo tipo de clientelismo e conchavo e ainda não tem uma equipe de gestão formada. A escolha dos integrantes da administração superior obedecerá ao critério do mérito, do conhecimento técnico, da capacidade, da competência e da trajetória das pessoas, após ampla consulta a diferentes segmentos da comunidade universitária. É fundamental, para uma boa gestão, ter um time comprometido com o propósito institucional.

Buscaremos pessoas com bom diálogo em meio à comunidade acadêmica para que aprofundem os grandes debates institucionais e tragam para a administração contribuições diversificadas. Não existe qualquer compromisso com grupos, internos ou externos à UnB, na indicação de cargos administrativos.

Em nossa carreira, sempre nos pautamos eticamente e nunca nos envolvemos com a indicação de parentes ou amigos. Temos um Compromisso com a UnB e aproveitaremos os excelentes quadros institucionais para compormos a administração superior. A UnB precisa reoxigenar-se. Ela tem pessoas capazes e não há motivos para reestruturar uma equipe passada. A universidade é lugar para o mérito e a qualidade, e assim será a gestão.

Vamos implantar um sistema de planejamento e gestão que consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas à obtenção de resultados, além de buscar condutas institucionais para atender as expectativas da comunidade interna e da sociedade. Pretendemos, com isso, alavancar a formulação e implementação de políticas de controle interno por meio de planejamento.

Essa é uma prática que mobiliza as pessoas e a instituição para construir e escolher qual tipo de futuro se deseja, e de ações de gestão pela excelência para garantir que esses rumos discutidos amplamente sejam executados e implantados.

Os valores organizacionais que buscaremos na composição da equipe representam os princípios éticos que devem nortear as ações e a conduta da organização. Eles se manifestam em:

- Ética e transparência: padrão de conduta e ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa;

- Efetividade: atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento dos papéis institucionais e da imagem da universidade;

- Independência: atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, e rejeitar qualquer interferência de interesses que não os públicos;

- Justiça: pautar-se estritamente por princípios de justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, eqüidade, impessoalidade e imparcialidade.

- Profissionalismo: atuar de forma técnica, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva;

- Processos internos: buscar excelência e concentrar esforços para maximizar os resultados;