terça-feira, 19 de agosto de 2008

Manifesto

Colegas professores, servidores e estudantes.

Somos candidatos a Reitor e Vice-Reitora da Universidade de Brasília para a gestão 2008-2012. Nossa chapa surge de um compromisso com a UnB. O compromisso de construirmos uma gestão que trabalhe para torná-la uma referência nacional e internacional em ensino, em pesquisa e em extensão. Que trabalhe para que a UnB volte a ser uma universidade em que todos se orgulhem de trabalhar e de estudar. Que exercite o respeito aos servidores e aos estudantes. Que garanta o entrosamento entre professores, servidores e estudantes, independentemente das áreas de conhecimento, das crenças políticas ou religiosas, de etnia e de convicções pessoais. Que atue, enfim, para que a UnB ocupe o espaço que lhe é de direito na sociedade brasiliense e brasileira.

O compromisso com a nossa universidade é acadêmico, político, social, histórico, humano e pessoal. Compromisso acadêmico, porque é função precípua da UnB construir e propagar conhecimentos de alto nível. Compromisso político, porque a UnB precisa cumprir o seu papel no desenvolvimento da sociedade brasileira. Compromisso social, porque cabe à UnB formar mais e melhores profissionais. Compromisso histórico, porque queremos preservar o patrimônio moral, intelectual e material da UnB. Compromisso humano, porque, mais do que seus prédios, a UnB são as pessoas que a fazem existir. Compromisso pessoal, porque, como muitos outros colegas, dedicamos nossa vida exclusivamente à UnB e ao seu fortalecimento, o que nos dá orgulho e vontade de continuar trabalhando.

Queremos uma UnB que ofereça um ambiente plural, com estímulo à autonomia de pensamento e de ação; uma UnB que respeite a individualidade de servidores, alunos e docentes e os apóie para que atinjam seu potencial completo; uma UnB que cultive a liberdade acadêmica, virtude mais fundamental das grandes Universidades; uma UnB que seja um exemplo de estabilidade institucional, na qual todos os seus integrantes tenham segurança para trabalhar, estudar e viver em coletividade.

Nosso compromisso permitirá trilharmos o caminho para que a UnB venha a figurar entre as cinco principais Universidades do País e que passe a ter destaque internacional. Estamos, portanto, voltados à promoção da excelência do conjunto de nossa Universidade, nos marcos da ética, da democracia e do respeito às instituições acadêmicas e às pessoas que dela fazem parte.

Esse é o nosso compromisso!

Márcio Pimentel e Sônia Báo

Quem é Márcio Pimentel

Professor Titular
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências
Pesquisador 1A do CNPq


Márcio Pimentel, 49 anos, é natural do Rio de Janeiro. Mudou-se para Brasília em 1976. Em 1978 ingressou na Universidade de Brasília. É graduado (1982) e mestre (1985) em Geologia pela Universidade de Brasília e doutor na mesma área pela Universidade de Oxford, Inglaterra (1991). Fez estágios de pós-doutoramento entre 1992-1993 na Université du Quebec à Montreal e, entre 2002-2003, na Australian National University, em Canberra.
Iniciou carreira como docente na UnB em 1989 e é professor titular desde 2004. Durante sua vida acadêmica, participou da universidade em todas as suas esferas, tendo sido Representante Discente, chefe de Departamento, Coordenador de Extensão, Coordenador de Pós-Graduação e Decano de Pesquisa e Pós-Graduação. Foi membro da comissão de área e representante adjunto da área de Geociências da CAPES entre 2003 e 2008. É atualmente coordenador do comitê assessor de Geologia e Geografia Física do CNPq. Faz parte da Comissão de Especialistas do MEC para acompanhamento e avaliação do REUNI desde 2007. Também é membro da Academia Brasileira de Ciências desde 1998.
Márcio Pimentel lidera projetos de pesquisa e de cooperação internacional financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e PETROBRAS, que, juntos, representaram o investimento de cerca de R$ 18 milhões na UnB, o que resultou na melhoria de condições de ensino e pesquisa, bem como na instalação de infra-estrutura analítica em Geociências comparável à de poucos países no mundo. Seus trabalhos como pesquisador têm repercussão internacional, tendo publicado mais de 100 artigos em periódicos especializados, bem como mais de 270 trabalhos em anais de congressos científicos. Orientou 9 dissertações de mestrado, 8 teses de doutorado e 23 trabalhos de iniciação científica.

Recebeu diversos prêmios e homenagens, incluindo a Medalha de Prata da Sociedade Brasileira de Geologia (SGB), em 1992, conferida a jovens doutores, o Prêmio Geológico Internacional L.A. Spendiarov (2000) da Academia Russa de Ciências, e a Medalha de Ouro José Bonifácio de Andrada e Silva, a mais alta homenagem da Sociedade Brasileira de Geologia (2008).

Quem é Sônia Báo


Professora Titular
Pesquisadora 1B do CNPq

Sônia Nair Báo é natural de Ijuí (RS). É graduada (1982), com licenciatura, em Ciências Biológicas pela UNIJUÍ, mestre (1987) em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp e doutora (1992) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez um breve estágio em 1994 na Università di Siena, Itália.
Iniciou carreira docente na UnB em 1987 e é professora titular desde 2003. Foi chefe de Departamento, tutora do PET/Biologia, coordenadora do PIBIC, coordenadora de Apoio à Pesquisa/DPP, vice-diretora e diretora do Instituto de Ciências Biológicas. É membro da Comissão da área Multidisciplinar/Interdisciplinar da CAPES desde 2005, participa de Comitês de Avaliação dos Editais CTInfra/Proinfra da FINEP desde 2003 e faz parte da Comissão de Especialistas do MEC para acompanhamento e avaliação do REUNI desde 2007. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise.
Coordena projetos de pesquisa que foram financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPDF. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados, em sua grande maioria, internacionais, bem como mais de 190 trabalhos em anais de congressos científicos. Orientou 11 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e 46 estudantes de Iniciação Científica. É membro do corpo editorial da revista BioCell e Brazilian Journal of Morphological Sciences.
Em 1999, recebeu o Prêmio ADUnB Fausto Alvim de Excelência Acadêmica.