segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Compromisso com a Administração

A estrutura administrativa da UnB é a responsável maior pelo planejamento, monitoramento e controle do funcionamento da própria universidade. Conseqüentemente, cuida também da qualidade dos serviços que a UnB presta. Essa estrutura é composta pelos diversos órgãos que compõem o organograma da instituição.

Os órgãos de natureza acadêmica (faculdades, institutos, departamentos e alguns centros), possuem funcionamento razoavelmente uniforme, porque são vinculados ao desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão, princípios fundamentais da ação universitária. A maior heterogeneidade de atuação encontra-se no plano da estrutura administrativa, como decanatos, órgãos complementares, alguns centros e órgãos auxiliares.

O aprimoramento da gestão da UnB desenvolverá ações especificamente voltadas à uniformização e melhoria das condições de funcionamento destes órgãos administrativos, bem como da parte administrativa dos órgãos acadêmicos, onde atua a maioria dos servidores técnico-administrativos da instituição, sejam os do quadro efetivo ou os terceirizados.

A melhoria promoverá satisfação nos planos interno e (sociedade beneficiada e atendida por serviços da UnB) e será baseada nos seguintes princípios:

- Promover engajamento e responsabilidade de gestores e servidores nas discussões e ações administrativas;

- Conferir ampla transparência à atuação da UnB, por meio do fortalecimento dos instrumentos de planejamento, monitoramento e controle, como avaliações periódicas, publicação de relatórios e indicadores de desempenho em cada uma das principais áreas administrativas da UnB: compras, finanças e orçamento, espaço físico, patrimônio, segurança, manutenção de equipamentos, planejamento, etc;

- Modernizar, por meio da adoção de melhores práticas de gestão pública e com suporte das tecnologias de informação e comunicação, a administração da universidade;

- Vincular ações administrativas às políticas a serem estabelecidas e tornadas públicas pelos conselhos superiores da UnB;

- Revisar e racionalizar continuamente a estrutura organizacional da UnB, evitando a sobreposição na área de atuação dos órgãos administrativos. Cada órgão deverá desenvolver uma clara descrição dos serviços que presta à comunidade, bem como das interfaces (postos de atendimento presencial, web, email...) através da qual esses serviços são prestados;

- Analisar e aprimorar os processos de trabalho da UnB, visando reduzir o retrabalho, aumentar a segurança das informações, unificar os cadastros informatizados de servidores, alunos e demais membros da comunidade, melhorar a satisfação do servidor no desempenho de suas funções e, especialmente, melhorar a qualidade dos serviços prestados pela UnB a sua comunidade;

- Implantar o Escritório de Projetos e Processos, para promover diversas ações de melhoria da administração por meio do contato e diálogo constante com os servidores e usuários dos serviços da UnB;

- Fortalecer o acesso e a democratização dos meios de comunicação formal e informal usados pela comunidade da UnB (murais, cartazes, fóruns, listas de discussões eletrônicas, sítio web, comunidades virtuais e outros instrumentos com apoio da tecnologia da informação);

- Estimular o diálogo e a rotatividade na ocupação de postos administrativos, visando à reciclagem profissional, à troca de conhecimentos e à inovação de processos;

- Criar uma Ouvidoria, com plena independência para ouvir, diligenciar e promover soluções para queixas, reclamações e observações manifestadas por qualquer membro da comunidade da UnB; institucionalizar essa figura por meio de aprovação dos Conselhos Superiores e estruturar a equipe da Ouvidoria com um estudante, um servidor e um docente;

- Fortalecer as competências, habilidades, e acessos a métodos, processos, ferramentas e tecnologias de planejamento, monitoramento e controle estratégico, tático e operacional junto aos servidores da UnB, inclusive os terceirizados;

- Promover política de estímulo e motivação (premiação, compensações, desenvolvimento pessoal, liderança, responsabilidade, comportamento ético, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, à diversidade e à propriedade intelectual) para a realização de todas as mudanças administrativas acima propostas, bem como de outras que venham a ser adotadas pela administração superior.