terça-feira, 19 de agosto de 2008

Manifesto

Colegas professores, servidores e estudantes.

Somos candidatos a Reitor e Vice-Reitora da Universidade de Brasília para a gestão 2008-2012. Nossa chapa surge de um compromisso com a UnB. O compromisso de construirmos uma gestão que trabalhe para torná-la uma referência nacional e internacional em ensino, em pesquisa e em extensão. Que trabalhe para que a UnB volte a ser uma universidade em que todos se orgulhem de trabalhar e de estudar. Que exercite o respeito aos servidores e aos estudantes. Que garanta o entrosamento entre professores, servidores e estudantes, independentemente das áreas de conhecimento, das crenças políticas ou religiosas, de etnia e de convicções pessoais. Que atue, enfim, para que a UnB ocupe o espaço que lhe é de direito na sociedade brasiliense e brasileira.

O compromisso com a nossa universidade é acadêmico, político, social, histórico, humano e pessoal. Compromisso acadêmico, porque é função precípua da UnB construir e propagar conhecimentos de alto nível. Compromisso político, porque a UnB precisa cumprir o seu papel no desenvolvimento da sociedade brasileira. Compromisso social, porque cabe à UnB formar mais e melhores profissionais. Compromisso histórico, porque queremos preservar o patrimônio moral, intelectual e material da UnB. Compromisso humano, porque, mais do que seus prédios, a UnB são as pessoas que a fazem existir. Compromisso pessoal, porque, como muitos outros colegas, dedicamos nossa vida exclusivamente à UnB e ao seu fortalecimento, o que nos dá orgulho e vontade de continuar trabalhando.

Queremos uma UnB que ofereça um ambiente plural, com estímulo à autonomia de pensamento e de ação; uma UnB que respeite a individualidade de servidores, alunos e docentes e os apóie para que atinjam seu potencial completo; uma UnB que cultive a liberdade acadêmica, virtude mais fundamental das grandes Universidades; uma UnB que seja um exemplo de estabilidade institucional, na qual todos os seus integrantes tenham segurança para trabalhar, estudar e viver em coletividade.

Nosso compromisso permitirá trilharmos o caminho para que a UnB venha a figurar entre as cinco principais Universidades do País e que passe a ter destaque internacional. Estamos, portanto, voltados à promoção da excelência do conjunto de nossa Universidade, nos marcos da ética, da democracia e do respeito às instituições acadêmicas e às pessoas que dela fazem parte.

Esse é o nosso compromisso!

Márcio Pimentel e Sônia Báo